Logo Site Falare

PNLD 2024 – ENSINO FUNDAMENTAL 2

OBJETO 3 – OBRA LITERÁRIA Categoria 2: (8.º e 9.º ANO )

A Turma do Quimera

Autor: Luiz Francisco Guil

Ilustrador: Sérgio Bonfim

Código da obra:

0180 P24 03 02 000 000

Sinopse:

Quimeras… Luzes coloridas… Seres imaginários… Sonhos (im)possíveis… E um desejo de ir além!

Música e arte, amores velados, uma pitada de ciência temperada com pimenta.

Alunos rebeldes, inseguros, geniais, amigos fiéis! Barreiras a superar, obstáculos a vencer, segredos a revelar.

O que esperar desta turma?

Tem alguma dúvida sobre a obra?

Estamos à disposição para esclarecer.

Gênero: História em quadrinhos/Romance gráfico
Dimensões: 20,5 x 27,5
ISBN: 978-65-84727-03-8
Número de páginas: 120
Edição: 1.ª
Ano: 2022

Temas:

  • Cultura tecnológica e digital no cotidia­no do adolescente
  • Conflitos da adoles­cência
  • Encontros com a diferença
  • Sociedade, política e cidadania
  • Diálogos com a his­tória e a filosofia
  • Ficção científica, mistério e fantasia
  • Migração nacional e internacional na adolescência

O autor, LUIZ FRANCISCO GUIL, nasceu numa comunidade rural, em Prudentópo­lis, interior do Paraná. Foi professor de Matemática, Física e Redação do Ensino Fundamental II e Médio e escreveu diversos livros de poesias, contos e crônicas. Também é compositor e ilustrador. Ele mesmo vivenciou muitos dos acontecimentos narrados na história e, então, resolveu compartilhar nessa HQ.

O ilustrador, SÉRGIO BONFIM DOS SANTOS, nasceu em Curitiba-PR, é roteirista e desenhista de histórias em quadrinhos e fanzines. Há mais uma década ilustra livros didáti­cos para diversas editoras. Depois de ler o roteiro de Luiz Francisco Guil para essa obra, acrescentou muitas ideias ao enredo, que ficou enriquecido com o movimento e a energia que suas ilustrações deram aos quadrinhos.

Material Digital do Professor

A versão é apresentada em linguagem HTML5 e contempla o livro literário impresso mais o material de apoio destinado ao professor, no qual o professor encontrará várias ferramentas de suporte e orientações para explorar os elementos da narrativa. Há orientações para o trabalho de PRÉ-LEITURA, DURANTE A LEITURA e PÓS-LEITURA, tanto para Língua Portuguesa como para outros componentes curriculares, em consonância com as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os encaminhamentos metodológicos apresentados têm caráter sugestivo, tendo em vista que o professor pode e deve adaptar as atividades propostas de acordo com a realidade da sua escola.

Tem alguma dúvida sobre a obra?

Estamos à disposição para esclarecer.